domingo, 29 de maio de 2011

INCLUSÃO DIGITAL PARA DEFICIENTES VISUAIS EM PORTO ALEGRE



        Pessoas com deficiência visual passam a ter oportunidades para estudar informática gratuitamente em Porto Alegre. O Espaço Braile, nome dado ao programa social, funciona nas unidades do Centro de Capacitação Digital mantidos pela prefeitura na Usina do Gasômetro e na Restinga. O curso resulta de convênio da Prefeitura de Porto Alegre com a Fundação Bradesco e é executado pela Seacis e Procempa. Este programa é destinado aos cegos e pessoas com baixa visão.
        O Espaço Braile teve início no ano de 2005.Os alunos deste Programa estudam Windows, Word, Excel e Internet, com uma carga horária total de 128 horas. A metodologia utiliza o software Virtual Vision, que lê a tela do computador para que o aluno saiba o que está conectando e produzindo no microcomputador. Para que ocorra de fato a acessibilidade o Centro de Capacitação Digital também já possui mesas adaptadas para cadeirantes, na Usina do Gasômetro e na Restinga. Os móveis foram elevados a uma altura de 75 centímetros para possibilitar o acesso da cadeira de rodas. As unidades de formação ainda possuem impressoras braile disponibilizadas aos alunos e público em geral.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/seacis/default.php?reg=6&p_secao=53

9 comentários:

  1. Muito boa a sua matéria, os deficientes visuais tambem precisam de inclusão digital.

    ResponderExcluir
  2. Ariele, sua matéria é de grande valor, pois vem nos mostrar que o deficiente visual tem vez no processo de inclusão digital ao exitir programas voltados para essa clientela. Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  3. adorei sua noticia pois eu acredito que as pessoas com deficiência não podem ser deixadas para trás e esse espaço e de suma importância no processo de inclusão digital.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua postagem!! A inclusão Digital é um tema muito rico. Pena que nem todos tenham a visão da importância dessa inclusão. Gostei muito da matéria. A inclusão digital deve ser um desafio a ser vivenciado por todos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua postagem, fico muito feliz em saber que em alguns lugares as pessoas se preocupam com os deficientes visuais, e tetam amenizar suas disparidades diante da informatica

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ariele, é interessante, neste momento que tanto se fala em inclusão e acessibilidade, perceber que algumas iniciativas estão sendo realizadas, com sucesso, a fim de possibilitar o acesso e a participação de pessoas com deficiência aos programas de computadores, à internet e seus diferentes serviços.

    ResponderExcluir
  9. Venho agradecer a todos pelos comentários atribuídos a minha matéria. Foi muito enriquecedor para meu blog, bem como para com as informações nas quais busquei transmitir, fazendo com que as pessoas conheçam e dê importância a projetos como os de inclusão, que tanto faz a diferença para aqueles que a utilizam e se sentem, a partir de sua efetiva participação, inseridos no mundo da cidadania.Mais uma vez, obrigada a todos pela contribuição que foi valiosa para meu processo de conhecimento. Abraços!

    ResponderExcluir